Santos Populares em Faro
O dia de S. João (24 de junho) foi até 1987 feriado Municipal em Faro, sendo comemorado com grandes festejos, em especial, entre os anos 30 e 60 do século passado.
Organizadas por uma Comissão de Festas, com fins de beneficência, as Festas dos Santos Populares marcaram uma época na cidade de Faro, de onde se destacam bailes, fogueiras, quermesses, espetáculos musicais, concursos de quadras populares, de entre um variadíssimo programa recreativo.
Como destaque do mês, apresentamos uma fotografia retirada do Fundo da Junta Distrital de Faro, do Grupo de Futebol Bonjoanense, vencedor do 1º prémio de Marchas Populares de 1957.
De acordo com notícia do jornal Correio do Sul, o júri de apreciação das marchas a concurso foi presidido pelo vice-presidente da Câmara Raúl de Bivar Weinholtz e por quatro professores do Liceu e da Escola Técnica. A música e a letra da Marcha de Faro era obrigatória para todos os grupos concorrentes, sendo da autoria do maestro farense João Nobre. Cada grupo participante deveria ainda apresentar mais duas marchas à sua escolha.
Os grupos participantes nas Marchas Populares de 1957 foram os seguintes:
- Clube de Futebol “ Os Bonjoanenses” – A Taça “Governador Civil” – 1º lugar ex-aequo
- Clube Desportivo do Montenegro – Taça “Junta da Província” – 1º lugar ex-aequo
- Sociedade Recreativa do Rio Seco – Taça da Cª de Seguros “Império “ – 2º lugar ex-aequo
- Vitória Futebol Clube (Alto Rodes) – Taça da “Câmara Municipal” – 2º lugar ex-aequo
Fonte: Jornal Correio do Sul, nº 2056, 06/06/2057; nº2060, 04/07/1957